A ministra de Minas do Chile, Marcela Hernando, disse a repórteres nesta terça-feira (9) que os responsáveis por um enorme sumidouro perto de uma mina de cobre na região norte de Candelária vão enfrentar duras "penalidades e não apenas uma multa".
O regulador de mineração do país realizou uma inspeção na área em julho. Apesar de as autoridades não fornecerem grandes detalhes sobre a causa do sumidouro, a ministra disse que não detectou "excesso de mineração".
Todas as operações de mineração na região da Candelária foram suspensas e as autoridades locais estão investigando a causa do sumidouro.
Um enorme sumidouro foi descoberto perto de uma mina de cobre em Tierra Amarilla, Chile. Incrível
A empresa canadense Lundin Mining Corp., que atuava na região, também divulgou um comunicado na semana passada, dizendo que qualquer superexploração a que a ministra se referiu foi devidamente noticiada.
"Gostaríamos de enfatizar que, até o momento, essa hipótese relatada pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração [Sernageomin] não foi identificada como a causa direta do sumidouro. Estudos hidrogeológicos e de mineração fornecerão as respostas que buscamos hoje", disse Lundin.
Vários eventos que podem ter causado o sumidouro estão sob investigação, incluindo chuvas incomuns registradas em julho.