A informação, divulgada pelo portal Flight Global, revela que Colin Kahl, subsecretário da Defesa para assuntos políticos, afirmou que os Estados Unidos podem vir a fornecer caças à Ucrânia em futuros pacotes de assistência, embora a análise final ainda não tenha sido concluída.
Kahl ressaltou que os EUA têm o objetivo de fazer com que os ucranianos obtenham bons resultados no conflito contra a Rússia.
Contudo, o oficial afirma que um apoio à Força Aérea da Ucrânia seria muito útil para elevar as capacidades do país, e que as autoridades norte-americanas já estão mantendo contato com as partes ucranianas para saber quais os equipamentos necessários para atingir seus objetivos.
O subsecretário ainda afirma que, apesar de os EUA ainda não terem entregue aeronaves à Ucrânia, o país enviou peças de reposição para os caças MiG-29 do país do Leste Europeu.
Na segunda-feira (8), o Departamento de Estado dos EUA anunciou a concessão de US$ 1 bilhão (R$ 5,11 bilhões) em mais ajuda militar para a Ucrânia.
O pacote inclui mais munição de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS, na sigla em inglês), 75 mil cartuchos de munição de artilharia de 155 mm, 20 sistemas de morteiros de 120 mm, 20 mil cartuchos de munição de morteiro de 120 mm e munições de National Advanced Surface to Air Missile System (NASAMS).