Panorama internacional

Chefe do Pentágono destaca que OTAN não busca confronto com Rússia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não busca o confronto com a Rússia nem representa uma ameaça para ela, declarou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.
Sputnik
"Para ser claro. Não buscamos confrontos ou constituímos uma ameaça à Rússia", disse Austin durante sua visita à Letônia.
Segundo o chefe do Pentágono, a atitude da Aliança Atlântica reflete apenas o seu "compromisso firme e constante com o quinto parágrafo [da sua Carta], que diz que um ataque a um aliado da OTAN é um ataque a todos os aliados".
Ele destacou que, enquanto a aliança aumenta o número de grupos de combate no flanco leste, os EUA também fortalecem sua presença no Báltico, incluindo a Letônia.
Fundada por 12 países, a OTAN cresceu e se tornou o maior bloco militar, com 30 membros até o momento. O processo para incorporar a Finlândia e a Suécia à aliança está em andamento.
Moscou declarou em mais de uma ocasião que a OTAN é um bloco que busca o confronto. Em abril passado, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a expansão da aliança não vai garantir maior segurança para a Europa.
Panorama internacional
EUA fornecerão quantas armas forem necessárias à Ucrânia, declara Pentágono
Comentar