Ciência e sociedade

Decifrada antiga tecnologia chinesa de produção de bronze

A tecnologia perdida de fabricação de um antigo recipiente chinês de bronze pode ter sido recuperada, revelando grande nível de sofisticação nos conhecimentos químicos na época.
Sputnik
Um antigo texto de 2.300 anos chamado Kaogong Ji, é a enciclopédia técnica mais antiga do mundo, e contém instruções de como fazer diversos objetos, como cilindros de metal, veículos e armas, além de conter seis misteriosas "receitas" para produção de bronze.
O mistério em torno do objeto de bronze se concentram em dois ingredientes, chamados jin e xi, que foram recentemente decifrados pelos pesquisadores após 100 anos de esforços, segundo estudo apresentado pela revista Antiquity.
Os especialistas acreditam que estas palavras se devem traduzir como cobre e estanho, componentes-chave no processo de fabricação do bronze.
A revelação permite uma melhor compreensão da antiga produção de bronze, além de levantar uma nova questão sobre a origem deste processo de produção em grande escala.
"Estas receitas foram usadas na maior indústria de bronze na Eurásia durante este período [...] Por mais de cem anos foram feitas tentativas de recuperar estes processos, mas falharam", afirmou o coautor do estudo Ruiliang Liu.
Os pesquisadores analisaram a composição química de moedas chinesas cunhadas quase que no mesmo período em que a enciclopédia Kaogong Ji foi escrita.
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem na China forno para descarbonização de ferro de 2.200 anos (FOTOS)
As análises da composição química das moedas mostraram que elas foram produzidas pela dissolução do cobre com estanho e chumbo, indicando que jin e xi eram provavelmente ligas metálicas pré-misturadas.
Com isso, as descobertas mostraram que a antiga fabricação chinesa de bronze dependia da combinação de ligas e não de metais puros, e que sua fabricação era mais complexa do que se pensava.
Comentar