Panorama internacional

Após pressão republicana, secretário de Justiça de Biden diz que aprovou batida em mansão de Trump

Nesta quinta-feira (11), o secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland, disse que aprovou pessoalmente a revista do FBI na mansão do ex-presidente, Donald Trump, no início desta semana.
Sputnik
Em resposta às críticas de membros do Partido Republicano de que o governo do presidente, Joe Biden, estaria alinhado com o Judiciário, Garland solicitou ainda que o sigilo do mandado que deu origem à varredura do FBI seja derrubado, segundo a Reuters.
A busca faz parte de uma investigação que apura se o ex-presidente removeu ilegalmente registros da Casa Branca quando estava deixando o cargo.
De acordo com a mídia, a confirmação do secretário foi altamente incomum, já que a polícia dos EUA normalmente não discute investigações em andamento. Entretanto, a ação vem depois que o próprio Trump anunciou a busca na noite de segunda-feira (8), alegando que era um ato de retribuição política do democrata Biden.
Panorama internacional
WSJ: fonte alerta FBI sobre possibilidade de documentos confidenciais na residência Trump
Garland disse que o Departamento de Justiça pediu a um tribunal que publique um mandado de busca selado "à luz da confirmação pública do ex-presidente da busca, das circunstâncias circundantes e do interesse público substancial neste assunto".
A batida do FBI sem precedentes marcou uma escalada significativa em uma das muitas investigações federais e estaduais que Trump está enfrentando desde seu tempo no cargo e em negócios privados.
Comentar