Panorama internacional

Bloomberg: Putin segue vitorioso nos mercados energéticos enquanto crise atinge Europa

A Bloomberg apontou que todos os indicadores mostram que o presidente russo, Vladimir Putin, está vencendo nos mercados energéticos.
Sputnik
A mídia destaca que, assim que as novas sanções contra o petróleo russo entrarem em vigor em novembro, a crise energética atingirá os europeus e seus governos terão uma escolha difícil pela frente.
Em outubro, os preços da conta da eletricidade no Reino Unido terão um aumento de aproximadamente 75%, enquanto na Alemanha este aumento pode chegar a 100%, já outros países terão que gastar bilhões para controlar os produtores de energia.
De acordo com a mídia, Putin segue ganhando dinheiro como petróleo, com a produção do recurso atingindo quase 10,8 milhões de barris por dia em julho.
Panorama internacional
Ucrânia interrompe trânsito de petróleo russo via oleoduto Druzhba para Hungria e República Tcheca
Após as restrições dos compradores europeus, a Rússia encontrou novos clientes, como a Índia, Turquia e países do Oriente Médio, além de alguns europeus que seguem comprando o petróleo russo.
A Bloomberg destaca que, inicialmente, Moscou reduziu os preços para atrair clientes, mas já está estabilizando o valor do recurso, encontrando novos mercados onde há escassez.
Esta "vitória" no mercado petrolífero mostra que Putin pode contornar as restrições europeias, aumentando a pressão sobre Berlim, Paris e Londres.
Comentar