No decorrer dos trabalhos arqueológicos de uma casa da Idade Média, foi desenterrada uma cozinha onde foram achados um forno de tijolos, lareira, pratos de cerâmica e até mesmo uma colher de madeira.
Pavel Stabrava do Museu Novojicin relatou que a descoberta foi feita quando arqueólogos estavam escavando os compartimentos subterrâneos de uma casa que fica do lado norte das muralhas da cidade do centro histórico, escreve portal Prague morning.
"Esta era uma casa de madeira construída sobre uma fundação de pedra. Tendo em conta as evidências circundantes, incluindo os itens que encontramos dentro, temos sido capazes de datá-la de aproximadamente do período do início do século XV", disse o arqueólogo.
Cozinha medieval descoberta na cidade Novy Jicin remonta ao século XV
© Foto / František Kolář, National Heritage Institute
Com base na localização, Stabrava acredita que a casa tenha pertencido a uma família burguesa, uma classe social equivalente à burguesia medieval.
"Uma vez que a casa estava localizada perto das muralhas da cidade, teria sido de uma família burguesa menos rica. Os burgueses mais ricos viviam em casas ao redor da praça da cidade", explicou.
A cozinha medieval dentro da casa foi encontrada em perfeitas condições, com panelas de cerâmica intactas ainda contendo suas tampas originais. Parece que os itens tinham acabado de ser lavados e deixados para secar na lareira de pedra.
Panelas de cerâmica intactas com tampas originais descobertas em cozinha medieval na República Tcheca
© Foto / Pavel Stabrava, Muzeum Novojičínska
De acordo com Frantisek Kolar do Instituto do Patrimônio Nacional tcheco que participou na escavação, a hipótese cogitada é que a casa foi destruída em 1427 durante a conquista da cidade pelos hussitas – um movimento reformador e revolucionário que surgiu na Boêmia, no século XV, quando forças fizeram campanha na Morávia e na Silésia.