Panorama internacional

Banco Central da Rússia revela como mundo se poderia deparar com nova recessão

Fatores como a inflação e tensões geopolíticas globais podem levar a um cenário de recessão mundial, adverte o Banco Central da Rússia em um dos cenários sugeridos no seu novo relatório.
Sputnik
A crescente fragmentação da economia mundial, as tensões geopolíticas globais, além da continuação da alta da inflação, poderiam levar a uma recessão nas maiores economias do mundo e uma consequente crise econômica internacional, segundo uma previsão de quinta-feira (11) do Banco Central da Rússia.
Panorama internacional
Difícil evitar recessão diante da alta de preços com conflito na Ucrânia, diz chefe do Banco Mundial
A previsão do relatório sobre "As Principais Orientações da Política Monetária Estatal Unificada para 2023 e o Período dos Anos 2024 e 2025" indica que uma combinação destes fatores aumenta os desequilíbrios na economia mundial e pode levar a uma nova crise financeira e econômica global semelhante em escala à crise de 2007-2008.
"O comércio entre países será cada vez mais concentrado em blocos regionais. […] Os países se concentrarão menos na exploração da vantagem comparativa e mais na crescente localização da produção", nota o documento.
Trata-se de uma das previsões reveladas pelo Banco Central da Rússia, que apresentou os cenários básicos e alternativos para o desenvolvimento econômico e a implementação da política monetária nos próximos três anos.
A crise financeira mundial de 2008 começou nos EUA e resultou em um forte declínio dos principais indicadores econômicos na maioria das economias avançadas. Os países em desenvolvimento também foram significativamente afetados.
Comentar