Estes dinossauros possuíam uma armadura ou couraça óssea na parte dorsal e superior do corpo, com chifres, espinhos ou espigões.
"Esta nova espécie representa uma linhagem de dinossauros tireóforos [blindados] antes desconhecidos na América do Sul. Os tireóforos tiveram origem há aproximadamente 200 milhões de anos e evoluíram rapidamente em várias espécies distribuídas pelo mundo [...]", afirmou o autor do estudo e especialista do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, Facundo Riguetti.
O fóssil do dinossauro, batizado de Jakapil kaniukura em homenagem às culturas ancestrais da região, foi encontrado em Cerro Policía, na província de Rio Negro.
Esta espécie era herbívora, com membros superiores curtos, de um metro e meio de comprimento e entre quatro e sete quilos.
Primeiro dinossauro blindado bípede da América do Sul: Jakapil kaniukura. Desenho de Gabriel Díaz para os pesquisadores da CONICET, Fundação Azara, U Maimónides e Universidade do País Vasco/Universidade Euskal Herriko. Obrigado Sebastián Apesteguía, Facundo Riguetti e Xabier Pereda.
Sua característica mais marcante é a presença de várias fileiras de ossos dérmicos em forma de escudo que protegiam o pescoço, o dorso e a cauda, tal como acontece nos crocodilos modernos.
Jakapil kaniukura, novo gênero e espécie de dinossauro tireóforo (Thyreophora) do Cretáceo Superior da Patagônia, Argentina. Diferentemente da maioria dos tireóforos, parece mostrar uma postura bípede.
Contudo, o fato que mais chamou a atenção na descoberta foi uma crista na parte inferior da mandíbula, que não aparece em outros tireóforos.
"Apesar de sua função ainda ser desconhecida, parece estar relacionada com uma maior musculatura mandibular, o que poderia sugerir funções mais relacionadas com a exibição", afirmou Sebastián Apesteguía, um dos autores do estudo.
Além disso, a espécie encontrada possui dentes superiores retos, enquanto os inferiores são um pouco curvados para trás.