Panorama internacional

EUA afirmam que vão conduzir trânsitos aéreos e marítimos no estreito de Taiwan na próxima semana

Além de transitar pela região, o país norte-americano também está elaborando um "roteiro comercial ambicioso" para Taiwan que será divulgado nos próximos dias segundo assessor de Biden.
Sputnik
Nesta sexta-feira (12), o o vice-assistente do presidente dos EUA e coordenador para assuntos do Indo-Pacífico, Kurt Campbell, anunciou que Washington está desenvolvendo um "roteiro ambicioso" para negociações comerciais com Taiwan que será anunciado nos próximos dias.
"Continuaremos a cumprir nossos compromissos sob a Lei de Relações de Taiwan. Isso inclui apoiar a autodefesa da ilha e manter nossa própria capacidade de resistir a qualquer recurso à força ou outras formas de coerção atuais que possam comprometer a segurança, a economia ou a sociedade taiwanesa. [...] Por exemplo, estamos desenvolvendo um roteiro ambicioso para negociações comerciais, que pretendemos anunciar nos próximos dias", afirmou Campbell.
Ao mesmo tempo o coordenador para assuntos do Indo-Pacífico disse que navios da Marinha dos EUA transitarão pelo estreito de Taiwan nas próximas semanas.

"Continuaremos a tomar medidas calmas e decididas para manter a paz e a estabilidade diante dos esforços contínuos de Pequim para minar e apoiar Taiwan de acordo com nossa política de longa data. Esses passos em uma série de áreas se desdobrarão nas próximas semanas e meses porque o desafio é de longo prazo. Isso inclui a realização de trânsitos aéreos e marítimos padrão pelo estreito de Taiwan nas próximas semanas", afirmou a autoridade norte-americana.

As declarações de Campbell chegam em um momento de alta tensão entre Washington e Pequim após a visita da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, na semana passada.
Comentar