Para evitar o conflito com a China, os EUA devem estar preparados
"Agora a administração passou a considerar a China o desafio de dimensões mundiais mais sério para os EUA. Além disso, altos funcionários de Washington estão declarando de maneira cada vez mais persistente e direta que as forças armadas da China quase equivalem às norte-americanas. […] As avaliações dos especialistas ao longo dos últimos anos têm demonstrado que as vantagens militares dos EUA perante a China diminuíram de forma significativa, enquanto a China segue fortalecendo o seu potencial militar de forma assustadora", diz a publicação.
Questão de Taiwan: será que a China vai invadir a ilha?
"Ao mesmo tempo, surgem dúvidas sobre se os EUA conseguiriam na realidade vencer a guerra com a China em torno de Taiwan."
"Em vez disso [de fortalecer as suas vantagens militares em meio à ameaça crescente por parte da China], a retórica e as ações de Washington estão destinadas a assegurar que os aliados dos EUA continuam, tal como no passado, garantindo a sua presença militar dominante em vários teatros militares ao mesmo tempo. […] Agora Washington está muito longe de permitir que o Pentágono se concentre mais na Ásia", sublinha o autor.