Os EUA seguem treinando combatentes da oposição síria em suas bases, além de terroristas, disse na terça-feira (16) Igor Kostyukov, chefe da Direção Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia.
Segundo ele, o Ocidente continua usando estruturas terroristas para impedir que a situação na Síria se estabilize.
"Nos territórios controlados e efetivamente ocupados pelos EUA, na margem oriental do rio Eufrates e na zona de Al-Tanf, as bases americanas estão treinando grupos subversivos, incluindo ex-terroristas, para agir contra o Estado sírio. Os instrutores americanos continuam treinando militantes da oposição síria na zona al-Tanf", disse Kostyukov aos repórteres na Conferência Internacional de Segurança de Moscou.
Ele também observou que os serviços de inteligência ocidentais fornecem assistência abrangente a grupos radicais na Síria através das ONGs que controlam.
"Através de organizações não governamentais sob seu controle, os serviços de inteligência ocidentais estão fornecendo assistência abrangente a grupos radicais na Síria: Hayat Tahrir al-Sham [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países], Khuras ad-Din, Ajnad al-Kavkaz e Katibat al-Muhajireen", apontou o alto responsável militar.
"Estes fatos mostram que as ações da coalizão internacional antiterrorista na Síria e no Iraque são em grande parte declarativas", concluiu Igor Kostyukov.