EUA e Coreia do Sul planejam início de grande exercício militar conjunto na próxima semana

As forças sul-coreanas e americanas conduzirão exercícios conjuntos multidomínio na Coreia do Sul que envolverão potencialmente dezenas de milhares de militares, segundo mídia.
Sputnik
Os EUA e a Coreia do Sul iniciarão na próxima semana seu maior exercício militar conjunto em anos em meio às ações da Coreia do Norte, informou na terça-feira (16) a agência norte-americana Associated Press, citando fontes das Forças Armadas sul-coreanas.
As manobras coreano-americanas, denominadas Ulchi Freedom Shield, incluirão exercícios de campo envolvendo aeronaves, navios de guerra, tanques e provavelmente dezenas de milhares de militares.
Eles serão realizados entre a 22 de agosto e 1º de setembro na Coreia do Sul, que começarão em simultâneo com um programa de treinamento de defesa civil de quatro dias, incluirão simulações de ataques conjuntos, reforços com armas e combustível da linha de frente e remoção de armas de destruição em massa.
EUA conduzem exercícios maciços com Indonésia em meio a tensões com a China
Espera-se também que os militares da Coreia do Sul e dos EUA treinem para ataques de drones e outros desenvolvimentos bélicos, incluindo respostas conjuntas militares e civis a ataques contra portos marítimos, aeroportos e grandes instalações industriais, tais como fábricas de semicondutores.
"O maior significado do [Ulchi Freedom Shield] é que ele normaliza os exercícios e treinamentos de campo combinados Coreia do Sul-EUA, [contribuindo] para a reconstrução da aliança Coreia do Sul-EUA e a postura de defesa combinada", comentou em um briefing Moon Hong-sik, porta-voz do Ministério da Defesa.
Segundo Seul, as manobras são justificadas porque Pyongyang tem aumentado seus testes de armas e ameaças nucleares.
Comentar