Panorama internacional

Austrália rescinde contrato de aluguel de terreno para construção de nova embaixada russa

Autoridades da capital australiana notificaram a Federação da Rússia que decidiram cancelar o aluguel do terreno onde Moscou planejava construir o novo prédio da embaixada russa.
Sputnik
O comunicado foi publicado no site da Autoridade Nacional da Capital (NCA, na sigla em inglês), responsável por questões do planejamento e gerenciamento de terras.
Informa-se que anteriormente a Rússia adquiriu os direitos sobre o terreno em Camberra a fim de construir uma nova representação em vez da existente nos arredores da cidade de Griffith. A NCA concedeu a autorização para o aluguel em dezembro de 2008, bem como as permissões para obras de construção – em 31 de março de 2011 e 23 de setembro de 2011, respectivamente.
No quadro do acordo de arrendamento, a Rússia se comprometeu a concluir a construção no prazo de três anos, porém, o projeto nunca foi terminado.
"Após consultas e discussões regulares com os representantes da Rússia durante muitos anos, bem como na ausência de compromissos em termos de conclusão das obras, a NCA tomou a decisão de cancelar o contrato de aluguel", diz o comunicado.
Conforme declarou a chefe da Autoridade Nacional da Capital, Sally Barns, "as obras inacabadas prejudicam a estética geral, a importância e a dignidade do território dedicado às missões diplomáticas e representações estrangeiras na capital nacional".
Nota-se que a Rússia tem 20 dias para limpar o terreno, após o que ele voltará na lista das terras disponíveis para fins diplomáticos.
De acordo com o comunicado, a decisão não afeta a embaixada russa existente. O texto afirma que o lado russo pode fazer no futuro novo pedido, que será considerado.
Panorama internacional
Austrália impõe novas sanções contra 14 empresas russas, incluindo a Gazprom
Comentar