Panorama internacional

Crise energética na Europa provoca fechamento de importante fábrica de alumínio na Eslováquia

A fábrica Slovalco, localizada na Eslováquia, encerrará suas atividades de produção de alumínio, segundo a metalúrgica norueguesa Norsk Hydro.
Sputnik
De acordo com o anúncio, a fábrica estaria encerrando suas atividades devido às condições adversas e aos altos preços da eletricidade, que não mostram sinais de baixar a curto prazo.
Atualmente, a fábrica, que opera com 60% de sua capacidade máxima de 175 mil toneladas anuais, sofreria perdas financeiras "consideráveis" se continuasse operando em 2022, afirmou a diretoria da Slovalco.
Panorama internacional
Autoridade alemã alerta para crise e ameaça de 'inimigos do Estado' no país
Apesar das medidas para encerrar suas operações, a fábrica pode "retomar o funcionamento" posteriormente caso as condições de mercado o permitam.
De acordo com a Bloomberg, o fechamento da fábrica "se junta aos crescentes indícios de tensão na economia industrial" na Europa devido aos altos preços da energia.
Além disso, a mídia destaca que a Europa já perdeu metade de sua capacidade de fundição de zinco e alumínio, por conta da decisão dos fabricantes de reduzir a produção.
Comentar