Panorama internacional

Primeira-ministra finlandesa aparece dançando em VÍDEO, é alvo de críticas e nega uso de drogas

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, de 36 anos, viralizou nesta quinta-feira (18) após aparecer em vídeos curtos em meio a uma festa com amigos.
Sputnik
Nas imagens, ela é vista cantando, dançando e abraçando seus amigos em um apartamento particular, ao lado de influenciadores, apresentadores de TV e rádio e um membro do Parlamento finlandês, Ilmari Nurminen. Marin confirmou a autenticidade da filmagem.
Com base na análise de um especialista em tecnologia, o jornal finlandês Iltalehti escreve que, em um dos vídeos, o grupo utiliza a expressão "gangue da farinha", que seria uma referência a cocaína.
Diversos legisladores, incluindo Riikka Purra, presidente do Partido dos Finlandeses, e o deputado Mikko Karna, do Partido do Centro, criticaram duramente o comportamento de Marin e exigiram que a primeira-ministra fosse submetida a um exame toxicológico.

"As pessoas também podem esperar isso da primeira-ministra", disse Karna sobre o exame.

Marin diz que a festa ocorreu "há algumas semanas", mas negou que tenha usado drogas ou que tenha ouvido seus amigos gritarem "gangue da farinha".
A primeira-ministra também rejeitou a acusação de que teria abusado no consumo de álcool. Ela ainda afirmou que poderia realizar um exame toxicológico caso fosse necessário.

"Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas legais. Não tenho nada a esconder. Não usei nenhuma droga, então não é um problema fazer um teste de drogas. Não vi nenhuma evidência de que qualquer coisa tenha sido usada em qualquer lugar", disse.

Nas redes, os internautas se dividiram nas reações. Enquanto alguns ficaram surpresos com o comportamento incomum para políticos de alto escalão, outros sugeriram que Marin poderia ter conquistado o coração dos eleitores ao mostrar seu lado humano.
Esse não foi o primeiro "flagra" da primeira-ministra festejando com amigos. Em dezembro de 2021, durante um surto de infecções por COVID-19, ela foi criticada por participar de uma festa um dia depois que um membro de seu governo testou positivo para a doença.
Panorama internacional
Finlândia anuncia que diminuirá número de vistos concedidos a cidadãos russos
Comentar