Eleições 2022

Vídeo falso de pesquisa divulgada na Globo inverte números e coloca Bolsonaro à frente de Lula

Uma montagem que circula nas redes sociais inverte os números da última pesquisa Ipec, divulgada pelo Jornal Nacional, na TV Globo, e põe o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para a vaga no Planalto.
Sputnik
No vídeo distorcido, que parece real, a apresentadora do telejornal Renata Vasconcellos diz que Bolsonaro estaria com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido de Lula, com 32%. Na realidade o petista lidera o levantamento do instituto, com 44%, sendo Bolsonaro o segundo colocado, com 32%.
A manipulação é classificada como um "deepfake", quando o conteúdo é alterado para passar uma informação falsa de maneira proposital.
A pesquisa, divulgada na última segunda-feira (15), é a única realizada pelo Ipec até o momento neste ano.
Notícias do Brasil
Lula mantém vantagem e venceria eleição no 1º turno, diz Ipec
O vídeo falso circula desde a manhã de quarta-feira (17) por plataformas como WhatsApp, Twitter e Youtube.
De acordo com o portal UOL, o "deepfake" se espalhou pelo WhatsApp e uma das versões encontradas no YouTube teve mais de 1.400 visualizações em apenas 12 horas.
Muitos usuários e potenciais eleitores se mostraram confusos. "Essa pesquisa não é de 2018?", perguntou um em comentário da publicação. "As verdades começam a aparecer", escreveu outro, acreditando no vídeo falso.
Os "deepfakes" são montagens difíceis de serem identificadas. Elas buscam enganar o espectador alterando fatos ou amplificando narrativas.
Segundo o UOL, a TV Globo confirmou que o vídeo que circula é falso e informou que o Ipec está denunciando o material no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE).
Notícias do Brasil
Por que as eleições deste ano podem ser as mais atípicas já vistas no país?
Comentar