"Desembarquei em Taipé para iniciar uma viagem sobre desenvolvimento econômico em Taiwan e na Coreia do Sul", tuitou Holcomb.
Ele disse que seria sua segunda visita à Coreia do Sul a título profissional, acrescentando que estava "orgulhoso por ser o primeiro governador a visitar Taiwan desde antes da pandemia" de COVID-19.
As tensões perto de Taiwan permanecem altas, pois a China se opõe a qualquer contato direto de autoridades estrangeiras com a ilha que considera seu território soberano.
No início desta semana, o Ministério da Defesa da China criticou a visita de uma delegação do Congresso dos EUA a Taiwan como uma violação da soberania e integridade territorial do país. A delegação chegou a Taiwan duas semanas após a controversa visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taipé, que piorou seriamente as relações EUA-China.
Pequim considera Taiwan, que tem sido governada de forma independente desde que se separou da China continental em 1949, seu território soberano, dizendo que a ilha vai acabar se reunificando com o continente sob o modelo de "um país, dois sistemas". Embora oficialmente os EUA sejam partidários da política de Uma Só China, eles mantêm há muito tempo relações não oficiais com Taipé, incluindo suprimentos de armas para a ilha.