Panorama internacional

Rússia busca ampliar exportação de energia para parceiros da África, diz ministério

Nesta segunda-feira (22), o primeiro-vice-ministro de Energia russo, Pavel Sorokin, afirmou que a Rússia está pronta para desenvolver projetos conjuntos com países africanos com o objetivo de ampliar o comércio energético com os mercados locais.
Sputnik
A declaração de Sorokin ocorreu durante encontro com o chefe-executivo da Câmara Africana de Energia, NJ Ayuk, em Moscou. Ambos discutiram abordagens para a agenda global sobre energia e clima com foco no acesso universal às fontes energéticas.
"Fornecer aos países africanos fontes de energia de qualidade, criar condições para o desenvolvimento e crescimento da cooperação no setor de energia e aumentar o comércio entre a Rússia e os países africanos são objetivos importantes de nossa cooperação", afirmou Sorokin.
O representante russo acrescentou que Moscou está aberta ao desenvolvimento de projetos conjuntos que possam ampliar "significativamente" o fornecimento de energia à África e "ajudar a fortalecer a segurança econômica de nossos países amigos em geral".
Válvulas de tubulação do gasoduto Gazela, que transporta gás russo para a União Europeia, entre a República Tcheca e a Alemanha, em 23 de novembro de 2021
Ayuk, por sua vez, expressou interesse mútuo no desenvolvimento de projetos de investimento e cooperação multilateral com a Rússia.
As partes discutiram ainda o potencial de investimento e os projetos em andamento sobre a produção de energia no continente africano, além da cooperação entre a Rússia e os países africanos dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), o Fórum dos Países Exportadores de gás.
Comentar