Panorama internacional

Chefe da AIEA espera que missão à maior central nuclear da Europa ocorra em poucos dias

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à usina nuclear de Zaporozhie pode ocorrer nos próximos dias se as negociações forem bem-sucedidas, disse o diretor-geral da organização, Rafael Grossi, nesta terça-feira (23).
Sputnik

"Continuo a consultar de forma muito ativa e intensiva todas as partes para que esta missão vital da AIEA possa ocorrer sem mais demora. A presença da AIEA ajudará a estabilizar a segurança nuclear e a situação de segurança no local e reduzir o risco de um ataque. A missão deve ocorrer nos próximos dias se as negociações em andamento forem bem-sucedidas", disse Grossi em comunicado publicado no site da AIEA.

Panorama internacional
Reino Unido, França, Alemanha e EUA pedem 'contenção' em torno da central nuclear de Zaporozhie
Hoje (23) Moscou lamentou que a missão da AIEA à usina nuclear ainda não tenha ocorrido devido a "jogos sem escrúpulos" do Secretariado da Organização das Nações Unidas (ONU), disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"Expressamos nosso profundo pesar que a missão ainda não tenha ocorrido. Como você sabe, este é um resultado deplorável de jogos sem escrúpulos por parte do Secretariado da ONU", disse em um comunicado.

Também nesta terça-feira (23), a ONU informou que o secretário-geral, António Guterres, não fará a introdução da reunião do Conselho de Segurança sobre a usina nuclear de Zaporozhie, solicitada pela Rússia.
Panorama internacional
Forças ucranianas realizam mais um bombardeio contra central nuclear de Zaporozhie
Ele, porém, participará da reunião solicitada pela Ucrânia no dia seguinte, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral.

"[A subsecretária-geral para Assuntos Políticos e de Consolidação de Paz] Rosemary DiCarlo fará um briefing representando a Secretaria, do qual a Federação da Rússia está plenamente ciente. Houve um problema de agendamento", disse Dujarric. "Ele fará um briefing amanhã sobre basicamente relatar sua viagem, e Rosemary DiCarlo também informará sobre a situação mais ampla na Ucrânia."

Nesta semana, o Conselho de Segurança da ONU terá três reuniões separadas sobre a situação na Ucrânia.
Na segunda-feira (22), a situação geral da Ucrânia foi discutida por grande parte dos Estados-membros.
Hoje (23) e na quarta-feira (24), as discussões são direcionadas para a usina nuclear de Zaporozhie.
Operação militar especial russa
Ucrânia tenta atacar Melitopol, na região de Zaporozhie, e sistema de defesa russo impede
Comentar