Panorama internacional

Entregas de ajuda humanitária russa na RPD, RPL e Ucrânia superam 58 mil toneladas

Na segunda-feira (22), o acumulado de ajuda humanitária russa entregue nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), assim como em regiões da Ucrânia, superou a marca de 58 mil toneladas. A informação foi divulgada pelo chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, general Mikhail Mizintsev.
Sputnik
Segundo o militar, 58.319 toneladas de ajuda humanitária foram fornecidas pela Rússia desde o dia 2 de março deste ano. Mizintsev também comunicou que cerca de 19 mil pessoas foram evacuadas da Ucrânia e de Donbass em direção à Rússia nas últimas 24 horas.
"No último dia, sem a participação das autoridades ucranianas, 18.573 pessoas, incluindo 3.054 crianças, foram evacuadas para o território da Federação da Rússia", disse o militar, acrescentando que as pessoas foram retiradas de áreas de risco.
Refugiados de Mariupol que chegaram a ponto especial organizado por funcionários do Ministério de Defesa Civil e Emergências da República Popular de Donetsk
Segundo o comunicado, desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, mais de 3,5 milhões de pessoas, incluindo mais de 570 mil crianças, foram evacuadas em direção ao território russo.
A operação russa foi deflagrada no final de fevereiro em resposta a pedidos de assistência militar da RPD e RPL após o aumento de violações do regime de cessar-fogo por parte da Ucrânia na região. Segundo o Kremlin, a operação busca libertar Donbass, além de desmilitarizar e desnazificar o território ucraniano.
Comentar