O Irã afirmou que recebeu nesta quarta-feira (24) uma resposta dos Estados Unidos ao texto "final" da União Europeia para a retomada do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) com Irã e EUA incluídos, segundo a Reuters.
"Esta noite, o Irã recebeu a resposta dos EUA por meio da União Europeia. A revisão cuidadosa da resposta começou em Teerã. O Irã compartilhará sua visão com a UE, como coordenador das negociações nucleares, após a conclusão da revisão", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, confirmou que Washington respondeu aos comentários de Teerã sobre o texto. Entretanto, o conteúdo da resposta não foi revelado pelo país persa ou norte-americano.
"Nossa revisão desses comentários já foi concluída. Respondemos à UE hoje", disse Price citado pela mídia.
Após 16 meses de conversas irregulares e indiretas entre os governos norte-americano e iraniano com autoridades do bloco europeu, o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse em 8 de agosto que havia feito uma oferta final e esperava uma resposta dentro de "muito, muito poucas semanas".
O país persa respondeu na semana passada ao texto com "visões e considerações adicionais", enquanto pedia aos Estados Unidos que mostrassem flexibilidade para resolver três questões restantes.
Em um dos últimos movimentos em torno do texto final para o acordo, a República Islâmica concordou em desistir de exigir a remoção do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) da lista de terrorista dos EUA, conforme noticiado.