Ciência e sociedade

NASA desenvolve laser de alta potência para encontrar água na Lua

O engenheiro dr. Berhanu Bulcha, do Centro de Voos Espaciais Goddard, afirmou que um tipo de instrumento chamado espectrômetro heteródino seria capaz de ampliar o sinal em frequências específicas.
Sputnik
Desta forma, o engenheiro afirma que o instrumento poderia identificar e localizar fontes de água na Lua com a ajuda de um laser terahertz estável e de alta potência que foi projetado por um dos programas da NASA.
O engenheiro declarou que este laser permite abrir uma nova janela para estudar este espectro de frequência.
O instrumento detecta o espectro ou comprimentos de ondas de luz revelando as propriedades químicas da matéria que a luz tocou.
Ele também explica que os instrumentos heteródinos lidam com frequências de luz muito específicas, como infravermelho ou terahertz.
Panorama internacional
Astronauta da NASA ressalta importância da Rússia no Espaço ante tensões internacionais
Por sua vez, os componentes contendo hidrogênio, como a água, emitem prótons na faixa de frequência terahertz, de dois a 10 trilhões de ciclos por segundo, entre micro-ondas e infravermelho.
Sendo assim, este instrumento combinaria a fonte de laser local com a luz de entrada, medindo a diferença entre a fonte de laser e o comprimento de onda combinado e fornecendo leituras precisas entre as sublarguras de banda do espectro.
A equipe do dr. Bulcha continua desenvolvendo o laser para que o mesmo esteja pronto para o voo do programa Artemis da NASA.
Comentar