Panorama internacional

UE discute com ministros da Defesa treinamento para forças ucranianas em países em torno da Ucrânia

Ministros da Defesa da UE vão discutir opções para estabelecer missão de treinamento militar para forças ucranianas em uma reunião na semana que vem, anunciou o chefe da política externa do bloco.
Sputnik
Nesta quarta-feira (24), Josep Borrell, chefe da política externa do bloco, divulgou que ministros da Defesa da UE se encontrarão nos dias nos dias 29 a 30 de agosto, em Praga, para elaborarem um plano de treinamento para tropas ucranianas.

"Como UE, temos que ver o que mais podemos fazer em termos de apoio à Ucrânia e aumentar o custo desta guerra [operação] para a Rússia", afirmou Borrell citado pela Reuters.

O alto comissário europeu complementou declarando que "em Praga na próxima semana, [vamos discutir] inclusive sobre a questão de vistos para cidadãos russos e uma possível missão de treinamento da UE para as Forças Armadas ucranianas".
Panorama internacional
Grécia e Chipre se opõem a proibição de emissão de vistos a russos, diz mídia
Borrell referiu-se à ideia de um programa de treinamento militar da UE em uma conferência na Espanha na segunda-feira (22), explicando que não seria baseado na Ucrânia, mas em países vizinhos.
O alto comissário também disse que tropas ucranianas já estão sendo treinadas na Polônia, República Tcheca, Reino Unido e França, inclusive com armas fornecidas por esses países para ajudar no conflito contra a Rússia.
Comentar