Nesta quarta-feira (24), Josep Borrell, chefe da política externa do bloco, divulgou que ministros da Defesa da UE se encontrarão nos dias nos dias 29 a 30 de agosto, em Praga, para elaborarem um plano de treinamento para tropas ucranianas.
"Como UE, temos que ver o que mais podemos fazer em termos de apoio à Ucrânia e aumentar o custo desta guerra [operação] para a Rússia", afirmou Borrell citado pela Reuters.
O alto comissário europeu complementou declarando que "em Praga na próxima semana, [vamos discutir] inclusive sobre a questão de vistos para cidadãos russos e uma possível missão de treinamento da UE para as Forças Armadas ucranianas".
Borrell referiu-se à ideia de um programa de treinamento militar da UE em uma conferência na Espanha na segunda-feira (22), explicando que não seria baseado na Ucrânia, mas em países vizinhos.
O alto comissário também disse que tropas ucranianas já estão sendo treinadas na Polônia, República Tcheca, Reino Unido e França, inclusive com armas fornecidas por esses países para ajudar no conflito contra a Rússia.