Panorama internacional

Com ajuda do BRICS, Rússia poderá superar sanções, diz Índia

A presidente do Fórum Internacional do BRICS apontou o reforço do comércio entre os países do grupo econômico como embotando o efeito das sanções contra a Rússia impostas por países ocidentais.
Sputnik
O Brasil, a China e a Índia estão se abrindo à Rússia e se tornando uma oportunidade real para superar as consequências das sanções internacionais, disse na quinta-feira (25) Purnima Anand, presidente do Fórum Internacional do BRICS e chefe da delegação indiana no fórum russo Tekhnoprom.
"Hoje, temos implementado o mecanismo de liquidação mútua em rublos e rupias, não há necessidade de nossos países utilizarem o dólar para liquidações mútuas, e hoje está sendo desenvolvido um mecanismo similar de acordos mútuos em rublos e yuans pela China. Ou seja, os países do BRICS estão se abrindo para a Rússia e se tornando uma oportunidade para seu país superar as consequências das sanções", assinalou Anand.
Panorama internacional
Tesouro dos EUA acusa Rússia de usar Turquia para contornar sanções do ocidente
Segundo ela, as transações comerciais entre a Índia e a Rússia quintuplicaram nos últimos 40 anos. Hoje, a Rússia fornece um grande volume de petróleo para a Índia, ao mesmo tempo que compra grandes quantidades de produtos agrícolas, têxteis, medicamentos e outros em troca.
"Quando a operação militar especial na Ucrânia começou, naturalmente houve pressão sobre a Índia para parar de importar petróleo russo, mas o Ministério das Relações Exteriores teve que rejeitar esta pressão. O lado russo foi assegurado de que os suprimentos não seriam interrompidos, e que o regime de sanções não afetaria de forma alguma a relação entre nossos países", acrescentou a presidente do Fórum Internacional do BRICS.
Comentar