Neste contexto, as chamadas fazendas de bots têm um papel fundamental na vida política dos EUA, promovendo os interesses dos governos e manipulando a opinião pública.
Estas fazendas proporcionam uma massa crítica suficiente como para poder modificar um discurso nas redes sociais e, assim, a opinião de usuários reais, segundo o The Epoch Times.
Elas criam informações falsas para desestabilizar um debate público e, às vezes, para aumentar as tensões sociais e atacar os oponentes políticos.
Um grande exemplo destas fazendas é a empresa DemCast, uma organização sem fins lucrativos que supostamente obteve mais de 50 bilhões de impressões nas redes sociais desde 2019.
Entre seus temas principais estavam a manipulação de opinião pública sobre a COVID-19, o ataque ao Capitólio, o conflito na Ucrânia e a influência nas eleições locais mediante ao aumento artificial da popularidade de candidatos democratas.
O diretor da DemCast, Nick Knudsen, confirmou que uma campanha está sendo preparada para as eleições presidenciais de 2024, com a esperança de que suas operações possam resultar em um "dano retórico" máximo.