Os preços de eletricidade na Dinamarca estabeleceram mais um recorde no espaço de várias semanas, atingindo o nível mais alto em 12 anos, revelam dados da empresa estatal operadora de energia dinamarquesa Energinet.
Assim, o preço médio ao consumidor na bolsa de eletricidade nórdica Nord Pool atingiu 7,5 coroas dinamarquesas (R$ 5,16) por quilowatt-hora nesta semana, escreveu na terça-feira (23) a emissora dinamarquesa TV2.
"Neste momento temos que descrever os níveis de preços como extremos", disse Ole Sloth Hansen, chefe da estratégia de mercadorias do Saxo Bank.
Se os preços permanecerem altos, serão um grande fardo sobre a grande maioria dos domicílios dinamarqueses, prevê Louise Aggerstrom, economista privada e analista-chefe do Danske Bank. Ela sublinhou que, para uma família com filhos, a alta inflacionária pode aumentar a conta de eletricidade em milhares de coroas por mês e alertou para contas de aquecimento excepcionalmente altas durante o próximo inverno europeu.
Jim Vilsson, economista sênior da Energinet, pediu aos dinamarqueses para "mudar nossa atitude sobre como usamos a eletricidade", prevendo que os preços continuariam altos.
Os preços dos produtos e serviços têm crescido na Dinamarca e na Europa em meio a diversos fatores, principalmente devido às sanções impostas à Rússia em meio à sua operação militar especial na Ucrânia, que aumentaram os custos do comércio e do transporte de mercadorias. Além disso, secas no continente estão dificultando o transporte de petróleo e carvão nas principais hidrovias da Europa, ao mesmo tempo que usinas nucleares na França estão em operações de manutenção.