O Yuan Executivo de Taiwan, o órgão executivo do território autogovernado, propôs aumentar o orçamento militar para 586,3 bilhões de novos dólares taiwaneses (R$ 99,28 bilhões), informou nesta quinta-feira (25) o jornal South China Morning Post (SCMP).
De acordo com Chu Tzer-ming, ministro da Diretoria Geral de Orçamento, Contabilidade e Estatística de Taiwan, a ilha "sempre deu prioridade máxima à segurança nacional".
"O orçamento de manutenção das operações militares foi o que mais aumentou neste ano entre as categorias de despesa militar em resposta à situação no estreito" de Taiwan, acrescentou ele, citado na quinta-feira (25) pela agência norte-americana Bloomberg.
Se a iniciativa for aceita, significará um crescimento de 13,9% no orçamento militar, um "forte aumento" em comparação com os anos anteriores, nota o SCMP.
A iniciativa de Taipé vem em meio a uma escalada das tensões na região. Em 2 de agosto Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, fez uma visita a Taiwan, que provocou uma forte reação da China. Após a visita, Pequim reforçou as atividades e exercícios militares em torno de Taiwan, e impôs um conjunto de restrições contra a ilha. Elas também têm aumentado em resposta a outras visitas semelhantes dos EUA e de outros países.