O Exército de Libertação Popular (ELP) da China disse na sexta-feira (26) que estava realizando exercícios militares no espaço aéreo e marítimo ao largo de Taiwan, após relatos de uma nova delegação dos EUA estar visitando a ilha.
"O Comando do Teatro Oriental do ELP organizou recentemente o patrulhamento e exercícios práticos de combate de diferentes ramos no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan. Esta é uma medida militar típica em resposta à mudança da situação no estreito de Taiwan", comunicou o Comando do Teatro Oriental do ELP na rede social WeChat.
O comando sublinhou que continuará os exercícios de treinamento de combate para proteger a soberania e a segurança da China, bem como a estabilidade no estreito de Taiwan.
Na noite de quinta-feira (25) uma delegação americana liderada pela senadora Marsha Blackburn chegou a Taiwan e está planejado que permaneça lá por três dias.
Esta foi a nona delegação dos EUA ao território autogovernado em 2022 e a quarta em um mês, após a delegação liderada por Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, ter visitado Taiwan em 2-3 de agosto, uma delegação liderada pelo senador Ed Markey o ter feito em 14-15 de agosto e uma delegação liderada por Eric Holcomb, governador de Indiana, ter estado em Taiwan entre domingo (21) e quarta-feira (24).