Ciência e sociedade

China faz 1º voo com tecnologias de transporte espacial reutilizáveis

O porta-aviões espacial suborbital reutilizável da China fez seu primeiro voo experimental de uso repetido bem-sucedido na sexta-feira (26).
Sputnik
O anúncio foi feito pelo desenvolvedor da a aeronave, a China Aerospace Science and Technology Corp (CASC, na sigla em inglês), e publicado pelo Global Times, que enfatizou que "este é um grande passo para o desenvolvimento da China em tecnologias de transporte espacial reutilizáveis".
O veículo, um transportador suborbital com corpo de elevação, foi lançado no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província de Gansu, noroeste da China.
Ele pousou de forma estável em um aeroporto em Alxa Right Banner, no norte da China, depois de concluir sua missão de um voo suborbital.
Um voo suborbital é um voo espacial em que a nave chega ao espaço, mas sua velocidade não é suficiente para atingir uma órbita estável.
Ciência e sociedade
China planeja enviar nave espacial para analisar regiões sombreadas da Lua em busca de água
As tecnologias necessárias para voos suborbitais reutilizáveis ​​são muito exigentes, pois a nave experimenta tanto o ambiente no espaço quanto sob a influência atmosférica da Terra, disseram especialistas consultados pela publicação.
O sucesso da missão significa que tanto os materiais quanto o sistema de motor do veículo suborbital reutilizável doméstico da China podem ser reutilizados, o que é um grande avanço técnico e representa um marco técnico na indústria espacial do país.
Veículos suborbitais reutilizáveis ​​são de grande relevância comercial no futuro. Eles podem ser desenvolvidos em transportadoras para turismo espacial, pessoal intercontinental rápido e transporte de carga.
Recentemente, o brasileiro Victor Correa Hespanha fez história ao ser tornar o segundo brasileiro a ir para o Espaço. Ele fez parte da missão "New Shepard", promovida pela Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, que atingiu a "borda do espaço" em um trajeto transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Ciência e sociedade
Rover chinês Yutu-2 revela pela 1ª vez que lado oculto da Lua tem solo pegajoso
Comentar