Operação militar especial russa

Kiev interrompe última linha de transmissão da usina nuclear de Zaporozhie, dizem autoridades

Kiev interrompeu a última linha de transmissão da usina nuclear de Zaporozhie para a Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira (26) o membro da administração regional, Vladimir Rogov.
Sputnik
De acordo com ele, o fornecimento de eletricidade lá está impossibilitado.

"Ontem [25], como eu sei, a quarta linha foi interrompida, portanto, é fisicamente impossível transferir eletricidade para a margem direita do rio Dniepre [...]. De acordo com as informações que tenho, essa energia não é fornecida [à Ucrânia], não há possibilidade física de fazer isso", contou Rogov à emissora Rossiya 1.

O funcionário assegurou que, ainda assim, a situação na usina nuclear está sob controle e a energia produzida é fornecida para os territórios libertados das regiões de Zaporozhie e Kherson.
A região da usina nuclear de Zaporozhie, sob controle do Exército russo, tem sido alvo de diversas provocações realizadas por Kiev, o que têm deixado a comunidade internacional em alerta para o risco de um grave acidente nuclear. A usina é a maior da Europa.
Ontem (25), duas unidades da usina nuclear de Zaporozhie foram desligadas do restante do sistema nesta após uma falha de automação causada por um incêndio próximo a uma linha de alta tensão na cidade de Energodar.
Panorama internacional
Ataque ucraniano afeta funcionamento de 2 unidades da usina nuclear de Zaporozhie
Comentar