Segundo a Patrulha de Fronteira dos EUA, Kesley Vial, de 23 anos, entrou ilegalmente no país em meados de abril. Mais tarde, o jornal O Globo informou ele foi transferido para o Centro de Detenção do Condado de Torrance (TCDF, na sigla em inglês), no Novo México.
De acordo com o ICE, o brasileiro foi encontrado inconsciente no último dia 17, enquanto estava detido no TCDF. A equipe médica do centro prestou os primeiros socorros e entrou em contato com os paramédicos locais.
O ICE afirmou ter notificado o consulado brasileiro em Houston, no Texas, sobre a morte de Kesley Vial. Já seus parentes, moradores de Danburry, em Connecticut, foram avisados pela equipe do hospital.
Em comunicado, o ICE disse que é "firmemente comprometido com a saúde e o bem-estar de todos aqueles sob sua custódia e está realizando uma revisão abrangente em toda a agência depois deste incidente, como faz em todos esses casos".
"As fatalidades sob custódia do ICE, estatisticamente, são extremamente raras e ocorrem em uma fração da média nacional para a população detida nos EUA", acrescentou.