Panorama internacional

Brasileiro sob custódia do departamento de imigração dos EUA morre em hospital

Agente do serviço de imigração dos EUA em um centro de detenção de Raymondville, Texas
Um brasileiro sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) morreu na última quarta-feira (24) em um hospital no estado do Novo México.
Sputnik
Segundo a Patrulha de Fronteira dos EUA, Kesley Vial, de 23 anos, entrou ilegalmente no país em meados de abril. Mais tarde, o jornal O Globo informou ele foi transferido para o Centro de Detenção do Condado de Torrance (TCDF, na sigla em inglês), no Novo México.
De acordo com o ICE, o brasileiro foi encontrado inconsciente no último dia 17, enquanto estava detido no TCDF. A equipe médica do centro prestou os primeiros socorros e entrou em contato com os paramédicos locais.
Migrantes desembarcam de barco da Força Fronteiriça do Reino Unido após serem resgatados em Dover, Inglaterra, Reino Unido, 16 de setembro de 2021
Panorama internacional
Plano do Reino Unido de 'devolver' imigrantes para Ruanda é 'inseguro e irracional', dizem advogados
O ICE afirmou ter notificado o consulado brasileiro em Houston, no Texas, sobre a morte de Kesley Vial. Já seus parentes, moradores de Danburry, em Connecticut, foram avisados pela equipe do hospital.
Em comunicado, o ICE disse que é "firmemente comprometido com a saúde e o bem-estar de todos aqueles sob sua custódia e está realizando uma revisão abrangente em toda a agência depois deste incidente, como faz em todos esses casos".
"As fatalidades sob custódia do ICE, estatisticamente, são extremamente raras e ocorrem em uma fração da média nacional para a população detida nos EUA", acrescentou.
Comentar