O ex-senador do estado da Virgínia Richard Black criticou as autoridades dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) por suas políticas em relação à Ucrânia, observando que Washington não parará de bombear Kiev com assistência militar e ignorará todas as baixas dentro do país.
O vídeo, que foi originalmente postado em junho, começou a ganhar força e viralizou em redes sociais nos últimos dias.
"Os EUA e a OTAN não se importam, não nos importa quantos ucranianos morrem. Quantas mulheres, crianças, civis, militares vão morrer. É como um jogo de futebol importante e queremos vencer. E, você sabe, não nos importamos quantos de nossos jogadores se machucam em campo, contanto que vençamos”, disse Black no vídeo.
Os EUA aumentaram suas entregas de armas para Kiev desde o início da operação especial russa na Ucrânia em fevereiro.
Moscou criticou repetidamente o fluxo contínuo de armas ocidentais para a Ucrânia, dizendo que isso joga gasolina no fogo.
Em abril, a Rússia enviou uma nota aos Estados-membros da OTAN condenando sua assistência militar à Ucrânia.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, alertou em julho que as armas estrangeiras fornecidas à Ucrânia acabaram em mercados ilegais, não apenas na Europa, mas também no Oriente Médio, criando grandes preocupações de segurança.
O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.