Em uma coletiva neste sábado (27) para falar do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) e a retomada do acordo nuclear iraniano, Mohammad Eslami comunicou que o Irã deve expandir sua capacidade de geração de eletricidade.
"Prevemos produzir um total de 10 mil novos megawatts na costa sul, e onde quer que construamos uma usina, além de usar água do mar para o processo dentro da usina, estamos planejando construir um complexo de dessalinização próximo a ela para que possamos pode fornecer água e eletricidade para as áreas determinadas", disse ele.
"O projeto de dessalinização com capacidade de 70 mil metros cúbicos será concluído dentro de dois a três anos, e devemos conseguir conectá-lo a uma rede de consumo", acrescentou, segundo informações da Farsnews.
A usina nuclear de Bushehr, a primeira usina nuclear do Irã, pode produzir quase 1 gigawatt por hora de eletricidade.
A AEOI planeja construir duas unidades semelhantes de geração de energia em Bushehr, com o objetivo de produzir e distribuir eletricidade no país.
Para se ter uma ideia, atualmente, no Brasil, estão em operação as usinas nucleares Angra 1, com capacidade para geração de 640 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos.