O Ministério da Defesa espanhol pretende lançar um programa para treinar soldados ucranianos em território espanhol, informou o La Vanguardia neste sábado (27) citando fontes relacionadas.
O treinamento seria "básico" e dividido em diferentes módulos de treinamento, cuja prioridade será definida pelas próprias Forças Armadas ucranianas. Uma das demandas de Kiev tem sido o treinamento na operação e manutenção da bateria de defesa antiaérea, que Madri doará, e seus mísseis.
O governo de Pedro Sánchez também se ofereceu para treinar soldados ucranianos no controle de tanques de batalha. Neste caso, o treinamento poderia ocorrer, explicaram fontes militares citadas pela mídia, na Letônia, onde a Espanha implantou tanques Leopard e Pizarro, no âmbito de uma missão da OTAN.
As medidas surgem dias depois que o jornal El Mundo noticiou o desconforto dos assessores do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, com as "manobras de atraso" e a "falta de compromisso da Espanha" no fornecimento de armas a Kiev.
"Há apenas um aliado que não cumpriu suas promessas e que desencadeia suas piadas, senão a raiva, dos políticos ucranianos. Esse país é a Espanha", acrescenta a mídia.
Em repetidas ocasiões, Madrid anunciou o envio de material de guerra, sem se concretizar, diz o autor do artigo, instando o governo espanhol a enviar armas pesadas para a Ucrânia.