O presidente francês Emmanuel Macron esteve na Argélia para uma visita oficial entre os dias 25 e 27 de agosto. Durante a visita de Macron ao país, a CEO da empresa de energia francesa Engie, Catherine MacGregor, também se encontrou com o ministro argelino de Energia e Mineração, Mohamed Arkab, e Toufik Hakkar, chefe da empresa argelina de petróleo e gás Sonatrach, segundo o relatório.
A Argélia até agora deu apenas um compromisso verbal a Paris, mas representantes argelinos e da Engie devem discutir a questão do aumento do abastecimento de gás nas próximas horas, segundo a rádio. De acordo com as fontes citadas pela matéria, a Argélia poderia aumentar o abastecimento de gás para França em 50%.
Desde 2021, os preços da energia na Europa vêm crescendo como parte de uma tendência global. Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia e a adoção de vários pacotes de sanções contra Moscou no Ocidente, os preços dos combustíveis aumentaram vertiginosamente, levando muitos governos europeus a recorrer a medidas de contingência.