Uma delegação da legislatura de Taiwan visitará o Congresso dos EUA em setembro para promover laços diplomáticos, disse na segunda-feira (29) Chen Yixin, legislador do Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang).
"Esta é uma visita regular, que é organizada para promover a diplomacia dentro da assembleia. Anteriormente, as viagens a Washington eram organizadas anualmente, mas nos últimos dois anos não puderam acontecer por causa da pandemia da COVID-19", declarou Yixin, citado pela agência taiwanesa CNA.
Chen chefiará a delegação taiwanesa, que deverá incluir cerca de dez legisladores de vários partidos, escreveu a CNA.
Os políticos dos EUA que participarão das reuniões ainda não foram agendadas, acrescentou ela.
A tensões em torno de Taiwan aumentaram depois que Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, visitou a ilha autogovernada de 2 a 3 de agosto. A visita foi seguida pela de outra delegação norte-americana liderada pelo senador Edward J. Markey no dia 14 de agosto e pela visita de Eric Holcomb, governador do estado norte-americano de Indiana, em 21 de agosto.
Outra delegação dos EUA, liderada pela senadora Marsha Blackburn, chegou a Taiwan na noite de quinta-feira (24) para uma visita de três dias, informou a mídia. Outros países ocidentais também têm enviado delegações à China, desencadeando mais uma onda de exercícios militares da China perto da ilha.