A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o ex-presidente soviético foi um "líder confiável e respeitado" e que suas ações abriram "caminho para uma Europa livre".
Mikhail Gorbachev era um líder confiável e respeitado. Ele desempenhou um papel crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a Cortina de Ferro. Isso abriu caminho para uma Europa livre. Este legado não vamos esquecer. Descanse em paz, Mikhail Gorbachev.
Ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev. Foto de arquivo
© AP Photo / Ivan Sekretarev
Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, escreveu que ficou triste ao saber da notícias, pois sempre admirou sua "coragem e integridade".
Estou triste ao saber da morte de Gorbachev. Sempre admirei a coragem e integridade que ele demonstrou ao levar a Guerra Fria a uma conclusão pacífica. Em uma época de agressão de Putin na Ucrânia, seu incansável compromisso com a abertura da sociedade soviética continua sendo um exemplo para todos nós.
O então secretário-geral da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbachev, recebe a então premiê do Reino Unido, Margaret Thatcher, em Moscou, 23 de setembro de 1989
© Sputnik / Aleksandr Makarov
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi outro a se manifestar em sua conta oficial no Twitter.
Mikhail Gorbachev foi um estadista único que mudou o curso da história. O mundo perdeu um líder global imponente, multilateralista comprometido e defensor incansável da paz. Estou profundamente triste com o seu falecimento.
Minhas condolências pela morte de Mikhail Gorbachev, um homem de paz cujas escolhas abriram um caminho para a liberdade para os russos. Seu compromisso com a paz na Europa mudou nossa história comum.
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdullah Shahid, também se compadeceu com o falecimento do ex-presidente soviético.
"Triste com a notícia do falecimento de Mikhail Gorbachev, o último presidente soviético e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (1990), que embarcou em um caminho de reformas radicais que levaram a um fim não sangrento da Guerra Fria", disse ele em um comunicado.
O ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev durante lançamento de seu último livro, em Moscou (foto de arquivo). Foto de arquivo
© Sputnik / Yevgeny Biyatov