Operação militar especial russa

Missão da agência de energia atômica chega à Ucrânia para inspecionar maior usina nuclear da Europa

A equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou à Ucrânia nesta terça-feira (30). Chefiada pelo diretor-geral Rafael Grossi, a missão vai inspecionar a central nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa. A previsão é que a inspeção da equipe se estenda até 3 de setembro.
Sputnik
A Organização das Nações Unidas (ONU) está fornecendo a logística e a segurança necessárias durante a missão, segundo declarou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral.

"Eles cruzarão a linha de frente [do conflito], presumo que em veículos. Nós, da Secretaria da ONU, estamos prestando assistência com logística e segurança. Quando e onde eles cruzarão a linha de frente — isso é algo para a AIEA compartilhar com você", afirmou Dujarric.

Operação militar especial russa
Tropas ucranianas promovem 10 ataques a armazéns de resíduos nucleares da usina de Zaporozhie
As partes que controlam as áreas em que a missão da AIEA será realizada também são responsáveis ​​pela segurança da equipe, acrescentou Dujarric.
A usina nuclear, localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto de Energodar, é a maior da Europa em número de unidades e produção.
Durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, a central e áreas vizinhas ficaram sob controle das forças russas.
Energodar, aldeias vizinhas e a própria usina foram recentemente alvo de intensos bombardeios por forças ucranianas, levantando preocupações internacionais sobre um possível desastre nuclear.
Panorama internacional
AIEA inspecionará usina nuclear de Zaporozhie na próxima semana, diz WSJ
Comentar