Ciência e sociedade

NASA expande parcerias com empresas privadas para enviar astronautas à EEI

A NASA e a Axiom, empresa privada espacial, concordam em enviar mais astronautas à Estação Espacial Internacional em uma missão comercial.
Sputnik
A NASA e a Axiom Company assinaram um novo acordo para a empresa comercial enviar uma segunda missão privada de astronautas à Estação Espacial Internacional, informou a agência espacial dos EUA em um comunicado à imprensa nesta quarta-feira (31).
"A NASA e a Axiom Space assinaram um pedido de missão para a segunda missão privada de astronautas à EEI, a ser realizada no segundo trimestre de 2023", disse o comunicado.
O voo espacial, que será conhecido como Axiom Mission 2 (Ax-2), será lançado do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, e viajará para a EEI dando à sua tripulação dez dias a bordo do laboratório em órbita.
Panorama internacional
Astronauta da NASA ressalta importância da Rússia no Espaço ante tensões internacionais
"Os planejadores de missões da NASA e da Axiom coordenarão as atividades em órbita para os astronautas particulares conduzirem em coordenação com os membros da tripulação da estação espacial e os controladores de voo em terra", disse o comunicado.
Para a missão, a Axiom Space enviará quatro membros da tripulação e quatro tripulantes de apoio ao Painel Multilateral de Operações da Tripulação. Atualmente, a NASA está exigindo que todos os provedores privados de missões de astronautas selecionem um astronauta da NASA como comandante da espaçonave.
Ciência e sociedade
Engenheira da nova estação espacial russa conta como ela difere da EEI (FOTO)
Ainda hoje (31), a SpaceX anunciou que lançará mais cinco missões de astronautas para a Estação Espacial Internacional para a NASA até o final da década. O contrato entre as partes foi assinado no valor de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,25 bilhões).
O mais recente aumento no contrato da SpaceX com a NASA faz parte do esforço da agência para garantir uma execução constante de voos de astronautas para a estação espacial.
A SpaceX e a Boeing ganharam contratos multibilionários da NASA em 2014 para desenvolver, testar e voar rotineiramente sistemas de cápsulas espaciais capazes de enviar astronautas de e para a estação espacial.
A cápsula reutilizável Crew Dragon da SpaceX realizou cinco missões tripuladas para a NASA desde que foi certificada pela tripulação em 2020, quando se tornou a primeira empresa privada a lançar humanos em órbita e reviveu o programa de voos espaciais tripulados da NASA.
Ciência e sociedade
Volta à Lua: NASA anuncia locais de pouso da Artemis III
Comentar