Panorama internacional

Ministro russo: todos os países da ASEAN estão prontos para cooperar com a Rússia

Os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) estão prontos para cooperar construtivamente com a Rússia, disse o ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente, Aleksei Chekunkov.
Sputnik
"Um total de 600 milhões de pessoas, ou cinco Japões, vivem na ASEAN, e todos esses países estão dispostos a cooperar conosco", disse ele em entrevista à Sputnik.
Segundo o ministro, a principal ferramenta para o estabelecimento de vínculos internacionais é a concorrência, e a China, Vietnã e Tailândia vão poder aderir aos contratos em que o Japão não pretende figurar.
Além disso, ele assegurou que os Estados Unidos e os países seus aliados não vão poder retirar os diamantes produzidos na Rússia dos mercados mundiais.
"Eles não poderão retirar os diamantes russos do mercado. Três quartos da população mundial estão com a Rússia e continuarão a comprar diamantes russos", disse o titular à Sputnik.
Chekunkov informou que a Índia compra 14 em cada 15 diamantes do mundo e no estado de Gujarat dois milhões de empregos dependem do corte e polimento dessas pedras preciosas.
Operação militar especial russa
Vitória russa na Ucrânia representa perigo para imagem ocidental, diz político finlandês
Anteriormente, o Ministério da Energia russo informou que a Rússia e os países-membros da associação vão intensificar a cooperação no setor de gás e tecnologias de baixo carbono. Está prevista a realização de um diálogo empresarial Rússia-ASEAN no âmbito do Fórum Econômico do Oriente.
A cidade russa de Vladivostok vai sediar o fórum de 5 a 8 de setembro no território do campus da Universidade Federal do Extremo Oriente na ilha Russky.
Comentar