No total, o comboio consiste em nove carros com a inscrição "ONU" e vários carros de escolta. Atualmente, a situação na usina nuclear é tranquila. Não se ouvem bombardeios.
Correspondente da Sputnik transmite primeiras imagens da usina nuclear de Zaporozhie, onde chegou a missão da AIEA
Na segunda-feira (29), o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, informou que a missão da organização deve chegar à instalação de Zaporozhie nesta semana.
Conforme disse à Sputnik o representante permanente da Rússia em organizações internacionais em Viena Mikhail Ulianov, a missão inclui cerca de duas dezenas de funcionários do escritório da AIEA responsáveis pelos assuntos de segurança nuclear. Eles são acompanhados por uma equipe numerosa de funcionários da ONU para abordar questões de logística e segurança.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, em 24 horas a cidade de Energodar, onde se encontra a usina, foi alvejada mais de 60 vezes pelas forças da Ucrânia. A pasta confirma que a situação na zona da usina nuclear permanece complicada, mas está sob controle total dos militares russos.
Apesar das tentativas de Kiev de impedir a chegada dos especialistas da AIEA à instalação de Zaporozhie, o lado russo confirma sua prontidão para recebê-los e assegurar a segurança completa de seu trabalho, notaram na entidade.