Em 26 de setembro, uma nave espacial da NASA usará um sistema de proteção planetário contra um asteroide para testar seu uso em semelhantes corpos celestes no futuro, escreveu em 23 de agosto a agência espacial norte-americana.
Como indica a NASA, a missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, na sigla em inglês), a primeira deste tipo, será realizada com o asteroide Dimorphos.
O corpo celeste é o satélite orbital de Didymos, de 800 metros de diâmetro. A ideia é que o DART chocará com o Dimorphos simplesmente para medir a eficácia do sistema, as consequências do impacto e quaisquer mudanças na órbita de Didymos.
"Este teste demonstrará que uma nave espacial pode navegar autonomamente para um asteroide e colidir intencionalmente com ele para alterar o movimento do objeto de uma forma que possa ser medida por telescópios terrestres. O DART fornecerá dados importantes para ajudar a se preparar melhor para um asteroide que pode representar um perigo de impacto para a Terra, se um dia for descoberto", aponta a agência espacial.
A NASA já publicou a programação dos eventos de pré-colisão e o itinerário para a missão, que terá início em 12 de setembro. Os corpos celestes não representam um perigo para a Terra, então mesmo que a missão falhe, nada de grave acontecerá.