Após um vazamento ser detectado no tanque de hidrogênio da missão Artemis I Moon neste sábado (3), o lançamento do foguete mais poderoso da agência espacial dos EUA foi cancelado pela segunda vez em uma semana, segundo a BBC.
Anteriormente, na segunda-feira (29), as tentativas de tirá-lo da Terra foram frustradas por uma mistura de problemas técnicos e climáticos. Hoje (3), um azamento foi detectado quando o foguete começou a ser carregado com propelentes superfrios, de acordo com a mídia.
O veículo queima três milhões de litros de hidrogênio líquido e oxigênio para fornecer o impulso necessário para sair da Terra, entretanto, quando os controladores enviaram o comando para encher o tanque de hidrogênio, um alarme disparou, indicando que havia um vazamento.
O problema, então, foi atribuído à conexão onde o hidrogênio estava sendo bombeado para o veículo.
É possível que a Nasa tente novamente nos próximos dias. Mas se o foguete precisar ser revertido para o prédio de engenharia para mais trabalhos, isso introduzirá várias semanas de atraso, relata a BBC.
Segundo relatórios, o Artemis se tornou uma espécie de pequeno pesadelo para a agência espacial e para o governo, uma vez que cada uma de suas missões custará em torno de US$ 4 bilhões (R$ 20,6 bilhões).