Mais cedo, na sexta-feira (2), Rogov divulgou em suas redes sociais que a usina nuclear de Zaporozhie foi bombardeada por tropas ucranianas e que uma linha de energia foi danificada. O representante local afirmou à Sputnik que a usina continuou a operar normalmente. Segundo ele, Energodar também foi bombardeada durante a noite e diversas explosões foram ouvidas.
"A partir de agora, os disparos pararam. Tudo está calmo na cidade. O ataque foi repelido. De acordo com informações preliminares, eles [forças ucranianas] atacaram a faixa costeira e a zona industrial", disse Rogov, que acrescentou que não há informações sobre vítimas ou danos.
Ainda de acordo com Rogov, as tropas ucranianas intensificaram os ataques à usina nuclear de Zaporizhie antes dos resultados da inspeção da usina pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, que visitou a usina no início desta semana, deve apresentar um relatório ao conselho da agência sobre a situação no começo da semana que vem.
Chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante coletiva de imprensa em Zaporozhie, 1º de setembro de 2022
© AFP 2023 / GENYA SAVILOV
"As autoridades de Kiev, confiantes em sua impunidade, estão perseguindo o objetivo de intimidar a missão da AIEA e impedir que seus representantes se familiarizem plenamente com o estado das coisas na usina nuclear. O bombardeio da usina nuclear é uma provocação planejada por Kiev, a fim de culpar a Rússia por tudo e declarar sua incapacidade de garantir a segurança na instalação", disse Rogov.
O representante acrescentou que Kiev está deliberadamente escalando a situação na véspera da reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação da usina nuclear. A reunião do órgão na próxima terça-feira (6).
O representante permanente da Rússia junto a organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, disse à Sputnik na sexta-feira (2) que dois especialistas da AIEA permanecerão na usina nuclear de Zaporizhie de forma permanente.