Panorama internacional

Irã prende membros do grupo de espionagem ligado a Israel

O Irã anunciou em um comunicado que as suas forças de segurança detiveram vários membros de uma célula de espionagem com ligações com o Israel.
Sputnik
Segundo informações divulgadas pelo portal Farsnews, "doze membros do grupo apoiado pelo regime israelense foram identificados e presos em diferentes cidades na província de Mazandaran".
O Irã sustenta que dois dos líderes desta organização de espionagem "foram treinados por um grupo apoiado" por Israel, chamado Bait Al-Adl. Eles formaram uma célula de espionagem com atuação em toda a província de Mazandaran.
As evidências levantadas pelas autoridades iranianas indicam que o Bait Al-Adl deu instruções ao grupo detido no Irã "para reviver o bahaísmo no país".
O Ministério da Inteligência iraniano ressaltou que quaisquer atividades de redes de espionagem relacionadas ao Estado judeu são monitoradas de perto pelas forças de inteligência do país.
Panorama internacional
Irã confirma execução de cidadão iraniano-sueco por espionagem para Israel
Nos últimos meses, o Irã identificou e prendeu vários membros de redes de espionagem afiliadas a serviços secretos estrangeiros. Em agosto, a inteligência iraniana já havia detido vários membros de uma célula de espionagem com ligações com o regime israelense.
O Ministério de Inteligência iraniano anunciou no sábado (3) que os agentes de segurança do país detiveram um cidadão sueco sob acusação de espionagem.
Em meados de maio, o Irã prendeu dois espiões franceses por "tentarem alimentar o caos e a desordem social no país durante protestos de professores".
Em janeiro, Benjamin Briere, outro cidadão francês, foi condenado a oito anos de prisão por espionagem depois de ter fotografado "áreas proibidas" com um drone.
Panorama internacional
Irã detém diplomata do Reino Unido por suposta espionagem, diz mídia iraniana
Comentar