O navio de assalto anfíbio americano USS Kearsarge está participando de exercícios de treinamento no mar Báltico em meio às tensões russo-ocidentais e à operação especial da Rússia na Ucrânia, escreveu no domingo (4) a agência norte-americana Associated Press.
Os navios de guerra da Marinha dos EUA USS Kearsarge, USS Gunston Hall, USS Arlington e USS PaulIgnatius estão trabalhando com navios da Marinha sueca para conduzir um exercício de manobras no mar Báltico.
O objetivo referido da missão é promover a segurança na região.
Trata-se do primeiro navio da classe Wasp que participa de exercícios no Báltico em pelo menos duas décadas. Nos últimos meses ele acompanhou outros navios da Marinha dos EUA e também da Suécia e da Finlândia, países que estão no processo de adesão à OTAN.
"Nos últimos meses, temos operado no Báltico e no Mediterrâneo. Continuaremos operando nessas áreas. E o objetivo lá é sempre promover a segurança e a proteção nessas regiões e em águas internacionais", disse o capitão Aaron Kelley, comandante do Grupo de Prontidão Anfíbia do Kearsarge.
O USS Kearsarge permite o treinamento de tais aeronaves como os MV-22 Osprey, aviões AV-8B Harrier e helicópteros UH-1Y Venom e AH-1Z Viper.