Essa história é baseada em um cenário de ficção, mas qual é a possibilidade de a Terra deixar o Sistema Solar?
"É muito improvável", disse Matteo Ceriotti, engenheiro aeroespacial e professor de engenharia de sistemas espaciais da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, ao portal Live Science.
No entanto, Ceriotti explicou que "improvável" não significa "impossível" e sugeriu uma maneira em que isso poderia teoricamente ser feito.
"A Terra poderia ser afastada de sua órbita através da ação de um objeto interestelar maciço, que atravessasse o espaço interestelar, entrasse no Sistema Solar e passasse perto da Terra", disse o engenheiro aeroespacial.
"Nesta passagem próxima, a Terra e o objeto trocariam energia e impulso, e a órbita da Terra seria perturbada. Se o objeto fosse rápido e massivo e estivesse próximo o suficiente, poderia projetar a Terra em uma órbita de fuga dirigida para fora do Sistema Solar."
Timothy Davis, professor sênior de física e astronomia na Universidade de Cardiff, Reino Unido, também concorda que teoricamente a Terra poderia ser expulsa do Sistema Solar.
"Os planetas, tal como eles existem agora, estão em órbitas estáveis ao redor do Sol. No entanto, se o Sol tivesse um encontro próximo com outra estrela, as interações gravitacionais desses corpos poderiam perturbar essas orbitas e, potencialmente, fazer com que a Terra fosse ejetada do Sistema Solar", disse Davis ao portal.
Embora seja improvável que as forças externas forçarão a Terra a sair do Sistema Solar, poderia a humanidade construir máquinas capazes de deslocar o planeta a tal ponto que acabasse sendo ejetado?
"A energia necessária para remover a Terra de sua órbita e ejetá-la do Sistema Solar é tão grande – equivalente a um sextilhão de bombas nucleares de megatonelada explodindo de uma só vez – isso parece improvável", concluiu Davis.