O trânsito de caminhões na Esplanada estava proibido desde o último sábado (3), e o bloqueio total dos acessos estava previsto para a meia-noite da próxima terça-feira (6).
As restrições fazem parte das medidas de segurança traçadas para o feriado de 7 de Setembro. A medida foi solicitada à pasta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto. No ano passado, durante o 7 de Setembro, cerca de cem caminhoneiros ocuparam a Esplanada e tentaram forçar o acesso ao prédio do STF.
Diante da atual tentativa de forçar o acesso, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal determinou a antecipação do bloqueio, segundo noticiou a Folha de S.Paulo.
Composto por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o grupo de caminhoneiros foi desviado e seguiu para o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde há outros grupos bolsonaristas acampados.
Bolsonaro vem mobilizando sua base de apoio para atos no 7 de Setembro. O feriado tem sido uma grande aposta do presidente para mostrar força, em um momento que segue estagnado em segundo lugar nas pesquisas, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).