Eleições 2022

Lula continua com 44% e Bolsonaro oscila para 31%, aponta Ipec; Ciro tem 8% e Tebet, 4%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve com 44% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022 e Bolsonaro oscilou de 32% para 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (5).
Sputnik
Bem atrás dos dois candidatos, aparecem, no segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%, segundo o levantamento, divulgado pela TV Globo.
Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro, segundo o instituto.
Na sequência, estão dois candidatos com 1% das intenções de voto: Felipe d'Avila (Novo), mantendo o mesmo percentual da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil), que não havia pontuado na pesquisa anterior.
Notícias do Brasil
Quão confiáveis são as pesquisas eleitorais no Brasil?
José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Apesar de constar no levantamento, Roberto Jefferson não é mais o candidato do PTB à Presidência. O partido indicou Padre Kelman para substituí-lo no último sábado (3), já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro da candidatura de Jefferson.
Votos nulos e brancos somaram 7% — eram 9% na pesquisa anterior. Não souberam ou não responderam à pesquisa 13% dos entrevistados, com uma oscilação negativa de um ponto percentual.
Na resposta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos em disputa, os números de Lula e Bolsonaro estão bem próximos da estimulada: Lula tem 42% e Bolsonaro, 30%.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro, em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Eleições 2022
Eleições 2022: eleitores não poderão levar celulares para cabine de votação
Comentar