Bem atrás dos dois candidatos, aparecem, no segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%, segundo o levantamento, divulgado pela TV Globo.
Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro, segundo o instituto.
Na sequência, estão dois candidatos com 1% das intenções de voto: Felipe d'Avila (Novo), mantendo o mesmo percentual da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil), que não havia pontuado na pesquisa anterior.
José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Apesar de constar no levantamento, Roberto Jefferson não é mais o candidato do PTB à Presidência. O partido indicou Padre Kelman para substituí-lo no último sábado (3), já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro da candidatura de Jefferson.
Votos nulos e brancos somaram 7% — eram 9% na pesquisa anterior. Não souberam ou não responderam à pesquisa 13% dos entrevistados, com uma oscilação negativa de um ponto percentual.
Na resposta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos em disputa, os números de Lula e Bolsonaro estão bem próximos da estimulada: Lula tem 42% e Bolsonaro, 30%.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro, em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.